As ruas, praças e escolas de Quatis, Resende, Porto Real e Itatiaia viraram verdadeiros palcos de teatro ao ar livre entre os dias 31 de julho e 7 de agosto de 2010. Durante esses dias, a 2ª edição do Festival de Teatro das Agulhas Negras (Festan) levou para a região sete grupos, de diversas partes do Brasil, que farão 11 apresentações totalmente gratuitas.

A abertura da programação foi no dia 31, sábado, às 20h30, na Praça Getúlio Vargas – a Praça da Matriz, em Quatis, com o espetáculo As Patacoadas de Cornélio Pires, encenado pelo grupo Andaime, de São Paulo. As outras peças teatrais que integraram o festival: A noiva do defunto, Boi Viramundo, Tá Limpo, Bebelê Balaio, Sorrio Maravilha, On cô tô e Concessa Pendura e Cai. De acordo com o idealizador do Festan, José Leon Zylberstaj, a seleção foi baseada na qualidade das montagens e no tempo de estrada de cada grupo: “a programação deste ano estava recheada de comédia e musicais. Mesmo trabalhando com teatro de rua ofereceremos ao público uma estrutura confortável”.

O Festival de Teatro das Agulhas Negras é uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) e da Prefeitura de Quatis, com patrocínio da MAN Latin America e apoio das prefeituras de Itatiaia, Porto Real, da câmara municipal e prefeitura de Resende.