As ruas, escolas e espaços culturais de Porto Real, Quatis e Resende serão palco da quarta edição do Festival de Teatro das Agulhas Negras – o Festan 2013, que acontece entre os dias 5 e 12 de outubro. Durante os oito dias de festival serão encenadas sete peças infantis e oito peças para o público adulto, totalizando 19 apresentações. Entre os grupos selecionados, há companhias vindas das regiões sul, sudeste e norte do país e sucessos de crítica e público, como a aclamada comédia Surto, que em oito anos em cartaz já fez mais de um milhão espectadores Brasil afora. Também serão oferecidas diversas oficinas de técnicas teatrais. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Com curadoria de José Leon, diretor da Câmara Municipal de Resende e conhecido agitador cultural da região, a programação incluirá comédias, espetáculos infantis, musicais e textos que dialogam com a temática social. Estarão em cartaz as peças El Día Que Me Quieras e Candim, de Catanduva (SP), Faz de conta que tem…história, de Itanhaém – SP, O Circo Menestrel, de Niterói, RJ, Doutor, Como continuar enlouquecendo seu médico (RJ), O Sonho de Natanael, Amor por Anexins e Júlia, de Criciúma (SC), Auto da Anunciação e Você já passou por isso (SP), e O Incrível Segredo da Mulher Macaco, de Belém (PA). Representando as Agulhas Negras, está o musical Amor Sertanejo – Uma Homenagem a Gonzagão, encenado por uma companhia de Quatis.
As peças concorrem ao troféu Amir Hadad nas categorias melhor espetáculo, cenografia, figurino, direção, atriz, ator, trilha sonora, júri popular, além do Prêmio Especial pelo Conjunto da Interpretação e Prêmio Especial pela Excelência no Teatro Infantil.
Dentro da programação do Festan serão oferecidas também oficinas de teatro de improviso, malabares e acrobacia, perna de pau, canto e montagem teatral. As oficinas serão realizadas no Espaço Z, em Resende, e na Escola Municipal Engenheiro Passos. As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas nos locais onde elas irão acontecer.
O Festan é realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva e conta com patrocínio da Industrias Nucleares do Brasil (INB) e do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Co-patrocínio da MAN Latin America e apoio das Prefeituras de Porto Real, Quatis, Resende e da Câmara Municipal de Resende. A programação completa pode ser conferida no site www.festan.com.br.

Compartilhe